PALESTRANTES

Bertha Lilia Salazar Martínez

Mestre em Gestão e Liderança Universitária pela UFPE (2012). É graduada em Direito pelo Centro Universitário Maurício de Nassau (2009). Atualmente desenvolve atividades como Ouvidora-Geral e Encarregada de Proteção de Dados e Autoridade de Monitoramento da LAI na UFPE. Tem vasta experiência com  gestão de processos, auditoria Interna e controladoria.  No Hospital das Clínicas da instituição, participou de diversos comitês, destacando-se a vice-coordenação do Comitê Permanente da Qualidade. Ainda no HC, foi coordenadora do Arquivo Médico e estatística e membro da equipe de Auditoria Interna. 

Carla Emanuelle M. M. G. R. Batista - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Mestre em Gestão e Liderança Universitária pela UFPE (2012). É graduada em Direito pelo Centro Universitário Maurício de Nassau (2009). Atualmente desenvolve atividades como Ouvidora-Geral e Encarregada de Proteção de Dados e Autoridade de Monitoramento da LAI na UFPE. Tem vasta experiência com  gestão de processos, auditoria Interna e controladoria.  No Hospital das Clínicas da instituição, participou de diversos comitês, destacando-se a vice-coordenação do Comitê Permanente da Qualidade. Ainda no HC, foi coordenadora do Arquivo Médico e estatística e membro da equipe de Auditoria Interna. 

 

David Accioly de Carvalho - Universidade de Fortaleza (Unifor)

Graduado em Direito, especialista em Direito Processual Civil e mestre em Direito Constitucional pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Advogado, Sócio do Escritório Carvalho, Monteiro e Silva Advogados, com sede em Fortaleza/CE. Professor do curso de graduação e pós-graduação lato sensu em Direito da Universidade de Fortaleza (UNIFOR), onde leciona disciplinas relacionadas ao Direito Privado, notadamente Direito Civil e Direito Empresarial. Membro do Instituto dos Advogados do Ceará.

Fábio Soares Eon - UNESCO Brasil

Coordenador de Ciências Humanas e Sociais e Ciências Naturais na Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), Brasília, Distrito Federal, Brasil. Cientista político pela Universidade de Brasília (UnB), mestre em Gestão de Projetos pela London University, da Inglaterra, e possui longa experiência profissional com projetos de cooperação internacional. É funcionário da Unesco desde 2001.

Isabella Moroni - Poesias pela Paz/Peace One Day - Itália

Diretora da ONG Poesias pela Paz. Jornalista, autora e organizadora de teatro. Trabalha com revistas online e periódicos impressos; Já atuou como assessora de imprensa de resenhas teatrais e música. Escreve crônicas e faz adaptações teatrais. Durante dez anos, foi redatora-chefe da revista mensal "Carcere e Comunità" e cofundadora da SOS Razzismo Italia. Em 1990 fundou a Theatrical Association The Way to the Indies - Argillateatri, que visa usar a linguagem teatral para inovação, experimentação e pesquisa em artes cênicas. Atualmente trabalha com projetos sem fins lucrativos, teatrais, pedagógicos, editoriais, literários, jornalísticos e web. Desde 2004, é diretora de arte, uma parte da cult (ure), uma revista na web dedicada à arte e cultura contemporâneas.

Ivan Cozzi - Poesias pela Paz/Peace One Day - Itália

Diretor da ONG Poesias pela Paz. Formado graças aos encontros e colaborações com o Living Theatre de Julian Beck; Participa de seminários de teatro de rua com Iben Nagel Rasmussen (Odin Teatret), workshops com Jerzy Grotowski, Dario Fo, Lindsay Kemp e o estudo da direção com Dominique De Fazio. Em 1990/91 foi um dos fundadores da Scuola dei Mimi do Teatro dell'Opera em Roma. Ele sempre pesquisa, experimenta e aprofunda o processo criativo através da energia, do gesto, do movimento.  Seu trabalho visa explorar as possibilidades criativas e expressivas do ator por meio do aprofundamento das técnicas psicofísicas do teatro ocidental e oriental. Produtor e idealizador  de eventos culturais, participou de produções de festivais e críticas nacionais e internacionais e tem participado em programas de televisão e cinematográfico. É o criador e diretor artístico do projeto Argillateatri.

Janet Walker -  Assoc. Internacional de Escolas de Serviço Social (IASSW) - Reino Unido

PhD. Pesquisa e Desenvolvimento Educacional, University of Lincoln ‘Social Work Practice Education in Russia: Exploring Curriculum Change’ (2014); Liderança e Gestão ILM Nível 5 (2016); Mestrado em Educação, Universidade Aberta (2005); Pós-graduação em Gestão de Saúde e Assistência Social, Universidade Aberta (2002); Diploma de Pós-graduação em Treinamento, University of Leicester (1997); Certificado de Habilitação em Serviço Social (CQSW) / Diploma em Serviço Social (DSW) Hull College of Higher Education (1980). Atualmente é Coordenadora  da Comissão de Direitos Humanos da IASSW e desenvolve serviço social registrado no Conselho Profissional de Saúde e Cuidados (HCPC). Além de   exercer trabalhos sociais, de ensino, pesquisa, prática, e outros. É também Vice-Chefe da Escola de Saúde e Assistência Social; Coordenadora Conjunto Erasmus Mundus MA Desenvolvimento Avançado em Serviço Social e do Programa Internacional de Mestrado de 2 anos em parceria entre cinco Universidades Europeias.

Liane Biagini - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Doutoranda em Administração Pública pela Universidade do Minho (Portugal) (2016). Mestre em Gestão Pública pela Universidade Federal de Pernambuco (2013). Especialista em Administração Pública pela Faculdade de Tecnologia Internacional (2009). Possui Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Católica do Salvador (1986). Atualmente desenvolve atividades como Assistente em Administração na Ouvidoria-Geral da Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Pública, atuando nos seguintes temas: administração pública - aspectos morais e éticos, ouvidorias, universidades e faculdades - planejamento, ouvidoria pública e gestão pública.

Luís  Arturo Vázquez Honorato–  Universidad Veracruzana - México

Doutor em Arquitetura e Secretário Executivo da Red ULACAV. A Rede Universitária Latino-Americana de Cátedras de Moradia (Rede ULACAV), Fundada em 1994, é formada por acadêmicos latino-americanos que abordam de forma interdisciplinar a Produção Social do Habitat (PSH), através de atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Luís Eduardo Soares - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)


Escritor, antropólogo, cientista político e pós-doutor em Filosofia Política. É professor visitante da UFRJ, professor aposentado da UERJ e ex-professor do IUPERJ e da UNICAMP. Foi visiting scholar nas Universidades Harvard, Columbia, Virginia e Pittsburgh. Publicou 20 livros, dos quais os mais recentes são “Desmilitarizar; segurança pública e direitos humanos” (Boitempo, 2019), “O Brasil e seu Duplo” (Todavia, 2019) e “Dentro da noite feroz; o fascismo no Brasil”(Boitempo, 2020). Foi Secretário Nacional de Segurança Pública, Sub-Secretário de Segurança Pública e Coordenador de Segurança, Justiça e Cidadania do Estado do Rio de Janeiro, além de Secretário Municipal de Prevenção da Violência em Porto Alegre e Nova Iguaçu.

Martín Zalazar –  Universidad Tecnológica Nacional - Argentina


Arquiteto  e  membro do Conselho Diretor da Red ULACAV. A Rede Universitária Latino-Americana de Cátedras de Moradia (Rede ULACAV), Fundada em 1994, é formada por acadêmicos latino-americanos que abordam de forma interdisciplinar a Produção Social do Habitat (PSH), através de atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Mônica Augusta dos Santos - UFPE

Mestra em Ciência da Informação na Universidade Federal de Pernambuco (2015). Especialista em Gestão e Tecnologia da Informação pela Universidade Federal de Pernambuco (2009). Graduada em Secretariado pela Universidade Federal de Pernambuco (2004). Atualmente é técnica administrativa, atuando no setor de Serviço de Informação ao Cidadão, vinculado à Ouvidoria-Geral da UFPE.

​​​
Renato Pedrosa  - Instituto Terre des Hommes


O advogado Renato Pedrosa é especialista em Mediação de Conflitos e tem como formação complementar MBA em Civil e Processual Civil pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Curso de Aperfeiçoamento em Democracia, República e Movimentos Sociais. Facilitador de práticas restaurativas, Renato Pedrosa trabalha há mais de 20 anos pelo Instituto, tendo atuado em diversas temáticas, como criança em situação de rua, enfrentamento da violência sexual e justiça juvenil.

Como chefe de delegação da Fondation Terre des hommes no Brasil, coordena e gerencia todas as atividades relacionadas com os projetos do Instituto no país: planejamento, gerenciamento de projetos, recursos humanos, finanças e administração, captação de recursos, trabalho de rede, segurança e política de proteção à criança (PPC).

Renato Pedrosa supervisiona o trabalho das equipes de campo das bases operacionais e oferece suporte aos parceiros locais, além de assegurar a gestão a implementação e o desenvolvimento da estratégia de intervenção dos projetos. 

Ricardo Sousa - Universidade Autónoma de Lisboa (UAL) - Portugal

Professor associado na Universidade Autónoma de Lisboa (UAL) e membro do centro de investigação OBSERVARE. Coordenador do programa de Mestrados do Departamento de Relações Internacionais da UAL, membro dos Conselhos Pedagógico e Científico da UAL e diretor adjunto da revista científica JANUS.NET, e-journal of International Relations. Anteriormente foi diretor adjunto do OBSERVARE. Possui Doutorado em Relações Internacionais e Ciência Política pelo Instituto Internacional de Ciências Sociais da Universidade Erasmus de Roterdão (ISS-EUR), Países Baixos, Mestre em Estudos do Desenvolvimento pela Escola de Estudos Orientais e Africanos (SOAS) da Universidade de Londres, Reino Unido e licenciado em Gestão pelo Instituto Universitário de Lisboa (IUL). Durante o doutoramento foi membro da Escola de Investigação sobre a Paz e Conflito na Noruega organizada pela Universidade de Oslo (UiO), pelo Instituto de Investigação sobre a Paz em Oslo (PRIO) e pela Universidade Norueguesa para a Ciência e Tecnologia (NTNU). Tem um diploma de estudos avançados em Estudos Africanos do Centro de Estudos Africanos (CEA) do Instituto Universitário de Lisboa (IUL). Também já trabalhou como investigador no Centro de Estudos Africanos (CEA) do Instituto Universitário de Lisboa (IUL) em Portugal, em agências das Nações Unidas em Timor-Leste e Guiana e como consultor de gestão na Deloitte Consulting e PricewaterhouseCoopers em Portugal. A sua investigação situa-se na área dos Estudos de Segurança Internacional desenvolvida com uma abordagem multidisciplinar utilizando métodos mistos de pesquisa.

 

Rosmari Siniak Silva  - meninasnepal.org - Nepal

Brasileira de Santa Rosa-RS, está no Nepal desde 2000 coordenando o Projeto Meninas dos Olhos de Deus - NEPAL (www.meninasnepal.org), trabalho que resgata meninas traficadas da prostituição e também atua na prevenção do tráfico humano. Rosmari atua como mãe (casada, tem dois filhos), exerce as funções de cuidadora, coordenadora, conselheira e instrutora.